Dicas para quem quer e precisa dar um tempo de São Paulo e da sua agitada vida de metrópole, mas não quer e nem pode ir para muito longe. Viagens bate-volta que farão você espairecer a mente em apenas um dia.
Cansou da metrópole e quer ver verde? A apenas 20 quilômetros do centro de São Paulo está localizada a maior floresta urbana do mundo. O Parque Estadual da Serra da Cantareira possui em área o equivalente a oito mil campos de futebol do tamanho do Morumbi. Bem pertinho da maior cidade do País, é possível ficar em contato com a Mata Atlântica e se sentir bem pertinho da natureza. Desde 2004, a região da Serra da Cantareira foi reconhecida pela Unesco como parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. Entre os passeios mais comuns no Parque estão as trilhas, mas também é possível fazer cavalgada, tirolesa, mountain bike, escalada, entre outros. São três núcleos abertos para visitas: o Núcleo Pedra Grande, que oferece três trilhas; o Núcleo Engordador, também com três trilhas; e o Núcleo Águas Claras, voltado para a educação ambiental.
A aproximadamente 50 minutos de carro de São Paulo, fica a cidade de Santos, sua chance de em uma viagem bate-volta curtir a praia e alguma balada animada. Além de curtir uma das seis praias da cidade, você ainda pode escolher um dos pontos turísticos da cidade. O Complexo Cultural do Porto de Santos (funciona das 8 às 18h e tem entrada gratuita) foi inaugurado em 1999 e fica aberto todos os dias. Nele há o Museu do Porto, uma biblioteca, hemeroteca e videoteca. O acervo do museu é formado por muitos documentos e fotos da virada do século passado. Se for muito fã de futebol, você pode, ainda, visitar o campo do Santos, na Vila Belmiro (todos os dias, com entrada pelo portão 6. Temporariamente a sala de troféus está aberta somente de segunda a sexta, das 8 às 18h).
A cidade dos exageros fica a apenas 101 quilômetros de São Paulo. Aniversariante do último dia 2 de fevereiro, quando completou 399 anos, Itu é famosa no Brasil todo. Os exageros da cidade ficam concentrados na Praça da Matriz, onde os visitantes já são “recepcionados” por um orelhão gigante, um semáforo enorme e várias outras peças. Se quiser curtir a natureza na cidade onde tudo é grande, você pode, ainda, aproveitar um dos campings de Itu e passar o dia por lá.
Fonte: Portal IG